Como Fazer Grana na Internet: Entendendo - Conheça o significado das siglas da moda na monetização de website

Indicação - eGrana

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Entendendo - Conheça o significado das siglas da moda na monetização de website

CPA
CPA significa “Cost per Action” traduzindo custo por ação ou seja, você recebe dinheiro referente a uma ação que foi originada de uma propaganda. É muito semelhante (pra não dizer que é a mesma coisa) que uma comissão, bem conhecidas no ramo imobiliário, assim como para os vendedores das três coisas mais importantes no Brasil: Seguro de carro, Avon e Natura. A comissão varia de anunciante para anunciante, assim como qual a “Ação” deve ser realizada pelo usuário para gerar a comissão.

Exemplos de CPA:

O Mercado Sócios é CPA, porque seu visitante precisa se cadastrar, e dar lances em leilões do Mercado Livre para que você receba comissionamento.
O Submarino é CPA pois seu visitante precisa efetivar uma compra para que você ganhe sua comissão (de 2 a 8%).
O sistema de afiliados Catho é CPA pois você recebe uma porcetagem referente a publicação do currículo

CPC

CPC significa Cost per Click ou seja custo por clique, o anunciante paga por cliques que forem efetuados nas peças publicitárias. Esta é a forma de publicidade on-line mais comum hoje em dia.

Exemplos de CPC:

Google Adsense, o mais famoso de todos. O Valor do clique é definido através de um leilão de espaços e palavras, só quem conhece o AdWords realmente consegue entender isso.

O Buscapé pode ser considerado CPA, mas o A de Action é mais fácil de se conseguir, visto que tudo que você precisa fazer é chegar até um shopping através do buscapé. Isso é relativamente mais simples do que comprar um celular. Outros programas de comparação de preços como o Jacotei também funcionam no método CPC;
O também novo UOL Afiliados também trabalha com CPC;
O Hotwords também é um sistema que paga por clique.

CPM

Não meus amiguinhos do Emo Core, CPM não significa CPM22 ou coisa que o valha. Neste nosso caso em particular, CPM vêm de Custo por Mil impressões, ou seja anúnciantes que pagam um valor para que determinada peça (odeio a palavra banner) apareça mil vezes em seu site. É um conceito que está caindo em desuso nos últimos anos, visto que não adianta muito pagar para um usuário somente ver um anúncio sem que ele gere qualquer ação.

Exemplos de CPM

O eGrana trabalha com CPM, durante muito tempo o sistema não permitia novos cadastros, mas aparentemente ele voltou a ativa. O sistema trabalha pagando determinado valor a cada mil impressões de banners, popups e popunders.

CPD

Bom o pessoal de informática do início da década de noventa pode esquecer, CPD não é central de processamento de dados, em se tratando de marketing na internet e problogging, CPD é um termo novíssimo, que eu mesmo inventei falando sério agora, apesar de não ter visto esse termo em lugar algum acredito que seja correto citar que CPD vem de Cost per Download, ou seja Custo por Download, um sistema que acabou de ser criado devido a proliferação de sites de compartilhamento de arquivos.

Exemplos de CPD

O único que eu conheço, o Easy-share, paga US$ 0,001 por download feito de seus arquivos por outras pessoas através do sistema deles.

CPL

CPL significa Cost Per Lead em tradução direta custo por dica. É usado geralmente para calcular quanto o programa de afiliado pagará por indicações feitas através do seu site para o programa desejado.

Exemplos de CPL?

Dada.net que vende ringtones para celulares;
Programas de afiliados de sites de relacionamento, namoro on-line.
Todas as alternativas anteriores
O Sistema Afilio, da Hi-Midia, trabalha com todos os modelos de anúncios anteriores, exceto pelo CPD, através da sua interface você pode escolher quais anunciantes utilizarão qual espaço do seu site para fazer divulgação. Apesar de não ter ganhos significativos com eles até o momento, ainda acho que vale a pena dar uma olhada.

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